Os boatos cada vez aumentam de que a realidade do futuro é a Computação Quântica, uma reinvenção do computador! Se você não faz ideia do que se trata, venha com a CONVICTI que iremos te contar como funciona e qual a relação com a tecnologia na atualidade!
Para começar, se você nunca ouviu falar sobre Computação Quântica você provavelmente também não sabe do que se trata de fato a Física Quântica, certo? Agora daremos algumas explicações e com certeza a nossa conclusão.
O que é Física Quântica?
A Física Quântica é um ramo teórico da ciência que estuda todos os fenômenos que acontecem com as partículas atômicas e subatômicas, e já está sendo utilizada na aplicação em áreas como computação e medicina trazendo avanços. Alguns artigos do grupo de Física Quântica e pesquisadores do departamento de Ciências Biomédicas, mostraram que é possível utilizar as propriedades quânticas de um vapor de césio para medir o sinal cardíaco de um feto de maneira não invasiva.
Em seguida quando se trata de tecnologia a mecânica quântica é a teoria mais bem-sucedida da física, sendo a base para o funcionamento dos computadores e smartphones, além de várias outras tecnologias, como o laser, ressonância magnética, lâmpadas de LED e assim por diante.
Então, o que é Computação Quântica?
A Computação Quântica é a ciência que estuda o desenvolvimento de algoritmos e softwares com base em informações que são processadas por sistemas quânticos, como átomos, fótons ou partículas subatômicas. Diferentemente dos computadores clássicos, os computadores quânticos operam de acordo com as leis probabilísticas da física quântica por meio de uma abordagem de programação baseada em uma unidade básica completamente diferente: os qubits – em vez dos bits.
Como resultado, um computador de qubit pode fazer cálculos muito mais rapidamente que um computador convencional. Incrível, não é?
Os computadores quânticos são máquinas caras e complexas. Há computadores quânticos experimentais em laboratórios de universidades, empresas privadas e startups, além de computadores que fazem parcialmente o que um computador quântico completo faria.
Então, de certa forma podemos dizer que a computação quântica promete uma resolução de tarefas mais rápida otimizada e muito requisitada no sentido avanços para a indústria.
Qual a expectativa para o futuro?
Embora atualmente essa tecnologia esteja ainda em nível teórico, a expectativa é de que em um futuro de médio a longo prazo, sejam concluídos os cálculos que farão os computadores tradicionais parecerem obsoletos. Podemos dizer que a computação quântica é o futuro? Sim. Podemos dizer quando exatamente? Não.
Nos Estados Unidos empresas como IBM, Google e Microsoft estão desenvolvendo seus próprios computadores quânticos. O mesmo está acontecendo na China, com empresas locais como Alibaba e Baidu. E construir um computador quântico é difícil? Muito! O principal problema é o número de bits quânticos que um computador será capaz de alcançar.
Há relatos de que o Google esteja na dianteira com o desenvolvimento de um processador com potência de qubits. E assim vamos caminhando até a atualidade para a seguinte notícia:
“Intel afirma estar mais próxima da produção de chips quânticos em grande escala: a técnica utiliza processos de fabricação existentes, obtém alta uniformidade e taxa de rendimento de 95%, levando à maior demonstração de pontos quânticos simples (900 qubits) e duplos (400) já vista. O avanço representa mais um passo até a escala de milhares ou milhões de qubits que serão necessários para um computador quântico comercial. “
Essa informação é diretamente do site The Register, é com ela que podemos supor que estamos cada vez mais próximos de um futuro com muita tecnologia quântica.
E aí, você curtiu? Junte-se se a nós para mais conteúdos também no Instagram, Facebook e o Linkedin. Seja bem-vindo(a) e aproveite a viagem cibernética cheia de informações! 🚀📚
Comentários