COPA DO MUNDO QATAR: O cenário propício para as inovações tecnológicas e relações comerciais!

Sim, é isso mesmo. Queremos te contar como a Copa do Mundo de 2022 virou um cenário propício para inovações tecnológicas e propositalmente no Catar, afinal, nada é por acaso quando falamos em estratégia. Venha com a CONVICTI e confira! 

Vamos começar do começo? Primeiro Catar, ou Qatar como preferir, é uma península árabe que pouquíssimas pessoas tinham noção da existência até saberem que seria a sede da Copa do Mundo de 2022 (e tá tudo bem) e como de repente se tornou vitrine para as inovações tecnológicas e desenvolvimento da região. 

PIB

O país é considerado um dos mais ricos do mundo com um PIB de destaque alcançando em 2021 (em plena pandemia) US$ 179,57 bilhões de dólares, de acordo com os dados do Banco Mundial. Em ano pandêmico, este dado isolado indica a sua relevância no que diz respeito ao potencial econômico e de desenvolvimento. 

A economia predominante no Catar vem da indústria petrolífera, gás natural e exportação destes mesmos produtos. Isso significa que já tem algum tempo que existe o ímpeto de se desenvolver em outras áreas e expandir capacidades, ou seja, o destaque dos demais lugares… E é aí que chegamos na Copa! Estamos falando de tecnologias ousadas para jogadores e torcedores aproveitarem bem o evento, assim como a estadia no Catar!

A BUSCA PELO BAIXO IMPACTO AMBIENTAL 

Para isso foi desenvolvido uma solução: Tecnologia de Resfriamento Avançada. O Estádio Lusail, com capacidade para 80 mil pessoas, conta com um sistema de refrigeração sustentável para manter a temperatura ambiente em 21 graus. É um país muito quente e pensando na experiência do torcedor e das equipes, foi um ponto muito relevante! Painéis solares e isolamentos térmicos com sensores, sem excessos, fazem a climatização ser um sucesso. 

Afinal, o investimento é feito de olho no sucesso, não? 

DE OLHO NA EXPERIÊNCIA DO CONSUMIDOR, OU… TORCEDOR!

Mais um destaque seriam as chamadas “Cidades Inteligentes” um uma série de soluções inovadoras conhecidas como Qatar Innovations Centre que utiliza a Internet das Coisas (IoT) para possibilitar uma interconexão que facilita muito a vida dos visitantes: planejamento de rotas com informações em tempo real, táxis, sistemas de transporte e até mesmo as entradas e saídas. 
 
Mas é claro que toda essa solução de Cidade Inteligente ser entregue, é necessário: 

  • Informações digitalizadas e disponíveis de forma estruturada; 
  • Conexão com a internet; 
  • Aplicativos que garantam uma boa experiência para o usuário; 
  • Integração entre sistemas que permitam análise de dados e disponibilidade. 

ILUMINAÇÃO SUSTENTÁVEL 

As lâmpadas de LED fizeram a diferença na iluminação dessa copa no que se refere tecnologia e sustentabilidade, além de não ser tóxica e conter uma vida útil elevada. 

SMART WI-FIS 

Oferecerá sombra e carregamento de dispositivos a partir da turbina eólica de sombreamento “ElPalm”. Essa ferramenta possibilita o carregamento de celulares através dos painéis solares e painéis fotovoltaicos bifaciais. Isso quer dizer que as pessoas podem se sentar e carregar o celular via USB ou até mesmo sem fio além de fazer do próprio celular, um ponto de WI-FI! Maneiro, não é?

ESTÁDIO DESMONTÁVEL

Uau! O estádio escolhido no Qatar se chama Estádio 974, um dos oito estádios disponíveis, construído em cima de contêineres de metal e estruturas de aço modulares, mas com o diferencial que após o jogo pode ser facilmente desmontado.

BOLA TECNOLÓGICA? SIM!

Al Rihla é o nome da bola oficial da Copa do Mundo de 2022 e trouxe novidades para auxiliar os árbitros: a bola vai mandar informações em tempo real para os representantes do polêmico VAR graças ao sistema desenvolvido pela Adidas que inclui um sensor bem no centro da bola

Com esse sensor é possível armazenar informações que vão ajudar os árbitros numa conclusão mais precisa, além de trabalhar em conjunto com a nova tecnologia semiautomatizada de impedimento, que é o que vamos ver agora como funciona!

TECNOLOGIA SEMI AUTOMATIZADA DE IMPEDIMENTO

A nova tecnologia semi automatizada de impedimento é a maior inovação para esta edição da Copa do Mundo. Utilizando 12 câmeras de rastreamento montadas sob os estádios e inteligência artificial, a tecnologia vai rastrear todos os movimentos dos jogadores em campo, além de marcar 29 pontos do corpo de cada jogador para ter mais precisão na hora de registrar um impedimento. 

Dessa forma, é possível identificar os erros e transmitir de forma mais precisa e rápida durante o jogo, e a animação 3D dos erros cometidos nos telões pelo estádio fazem ainda mais sentido. 

QUAL O IMPACTO?

Nós com certeza podemos esperar que essas tecnologias estarão nos próximos torneios ao redor do mundo, claro, com o Qatar como ‘patente’ desses desenvolvimentos. É claro que diante de tantas inovações em um momento como a Copa foi uma estratégia muito boa para abrir portas e obter mais reconhecimento quando falamos em relações comerciais internacionais. Inteligente? Sim. E inovador, sem dúvidas também.

Estaremos conversando mais sobre as inovações tecnológicas da Copa de 2022 em nossas redes sociais. Estamos online no Instagram, FacebookLinkedin e Twitter. Estamos esperando você conosco! 🚀 

Comentários