Demanda por programadores dobra no último ano

O último relatório da Hired, especialista em contratação de tecnologia, mostra que os pedidos de entrevista para engenheiros de software dobraram em 2021, com funções remotas representando uma proporção crescente de funções.

A demanda por engenheiros de software dobrou em 2021, à medida que a pandemia exacerbou uma crescente escassez de talentos, de acordo com o último relatório “State of Software Engineers” do especialista em contratação de tecnologia da Hired.

A Hired rastreou 224.367 solicitações de entrevistas para cargos de engenharia de software em 2021, acima dos 106.101 em 2020, fortemente impactado pela pandemia.

O relatório é baseado nas 366.000 interações de plataforma da Hired entre empresas e engenheiros de software e 2.000 respostas de pesquisas coletadas entre janeiro de 2020 e dezembro de 2021, inclusive.

“Em meio à contínua escassez de talentos em tecnologia e demandas recordes de empresas ansiosas para preencher vagas em aberto, os engenheiros de software da Hired receberam mais do que o dobro de solicitações de entrevistas em média em 2021 do que em 2020”, escreveu o CEO da Hired, Josh Brenner, em seu prefácio ao relatório. “Esse mercado competitivo de contratação continua pressionando as empresas a oferecer salários e benefícios atraentes e estender sua busca de talentos para contratar engenheiros de software remotos fora dos grandes centros de tecnologia, expandindo e distribuindo equipes globalmente.”

Trabalho de desenvolvimento remoto em ascensão

Sem surpresa, as contratações remotas também aumentaram em 2021, com engenheiros de software recebendo mais solicitações de entrevistas para funções remotas (98.846) em 2021 do que para cargos locais (92.383) em 2020. Os desenvolvedores abertos ao trabalho remoto também receberam 20% mais solicitações de entrevista do que aqueles que não o foram, em média.

Do lado do funcionário, a flexibilidade em torno do horário de trabalho foi o fator mais citado para a cultura de trabalho ideal para engenheiros de software, seguido de limitar ao máximo as reuniões e ter ótimos colegas de trabalho e gerentes.

Comentários