linguagens

Linguagens mais populares para aprender em 2022

Era uma vez, o mundo da programação de computadores era um lugar misterioso e exclusivo. Apenas um punhado seleto de pessoas foi considerado programador de computador com habilidades de codificação de ponta. Hoje, muitos trabalhos de TI exigem uma sólida compreensão das principais linguagens de programação e, sim, queremos dizer mais de uma.

Se seus planos para avançar em sua carreira ou mudar completamente de carreira exigem que você domine uma linguagem de programação, você pode se perguntar qual aprender. Afinal, vai levar tempo e dinheiro para aprendê-la, então provavelmente você quer fazer a escolha certa.

Ao tomar sua decisão, você deve ter várias considerações em mente, como o nível de dificuldade que você está disposto a enfrentar, o conhecimento de linguagens de programação que você já possui que combina com suas habilidades de codificação existentes ou suas razões para aprender uma linguagem de programação de ponta.

Se você deseja desenvolver um aplicativo móvel, obter certificação para conhecimento de programação ou aprender novas habilidades, você precisa aprender a linguagem de programação certa. Abaixo, você verá sobre as melhores linguagens de programação em demanda entre os empregadores em 2022.

Você será informado sobre os detalhes de cada linguagem, sua complexidade e como ela é usada.

O que é uma Linguagem de Programação?

Uma linguagem de programação é uma maneira de programadores (desenvolvedores) se comunicarem com computadores. As linguagens de programação consistem em um conjunto de regras que permitem que os valores das strings sejam convertidos em várias formas de geração de código de máquina ou, no caso de linguagens de programação visual, elementos gráficos.

De um modo geral, um programa é um conjunto de instruções escritas em uma determinada linguagem (C, C++, Java, Python) para realizar uma determinada tarefa.

Quais são as melhores e mais populares linguagens de programação para aprender em 2022?

1. Javascript

JavaScript é uma linguagem de programação de alto nível e é uma das principais tecnologias da World Wide Web. Ele é usado como linguagem de programação do lado do cliente por 97,8% de todos os sites. O JavaScript foi originalmente usado apenas para desenvolver navegadores da Web, mas agora também é usado para implantações de sites do lado do servidor e aplicativos de navegadores que não são da Web.

O Javascript foi criado em 1995 e era inicialmente conhecido como LiveScript. No entanto, Java era uma linguagem muito popular na época, por isso foi anunciada como um “irmão mais novo” de Java. À medida que evoluiu ao longo do tempo, o JavaScript tornou-se uma linguagem totalmente independente. Hoje em dia, JavaScript é muitas vezes confundido com Java e, embora existam algumas semelhanças entre eles, as duas linguagens são distintas.

Javascript é a linguagem de programação mais popular do mundo e está em alta demanda entre várias organizações.

Nível:Iniciante ao Intermediário
Habilidades necessárias:HTML e CSS para definir o conteúdo e o layout das páginas da web
Plataforma:Multiplataforma (desktop, celular, web)
Popularidade entre os programadores:A linguagem de programação mais popular do mundo
Benefícios:Fácil de aprender e implementar, usado em todos os lugares na web. Pode ser executado imediatamente no navegador do lado do cliente Reduz a demanda no servidor do site
Desvantagens:Às vezes, pode ser interpretado de maneira diferente por diferentes navegadores, o que dificulta a escrita de código entre navegadores.
Grau de uso:Amplamente utilizado; altamente aplicável

2. Python

Python é uma das linguagens de programação mais populares atualmente e é fácil para iniciantes aprenderem devido à sua legibilidade. É uma linguagem de programação gratuita e de código aberto com amplos módulos de suporte e desenvolvimento comunitário, fácil integração com serviços da Web, estruturas de dados amigáveis e aplicativos de desktop baseados em GUI. É uma linguagem de programação popular para aplicativos de aprendizado de máquina e aprendizado profundo .

Python é usado para desenvolver pacotes de imagens 2D e animação 3D como Blender, Inkscape e Autodesk. Também foi usado para criar videogames populares, incluindo Civilization IV, Vegas Trike e Toontown. Python é usado para aplicativos científicos e computacionais como FreeCAD e Abacus e por sites populares como YouTube, Quora, Pinterest e Instagram.

Nível:Iniciante – Python permite que um iniciante se torne produtivo rapidamente
Habilidades necessárias:Resolução de problemas, pensamento abstrato
Plataforma:Web, área de trabalho
Popularidade entre os programadores:Tornando-se continuamente mais popular
Benefícios:Flexível Naturalmente/Intuitivamente legível Tutoriais e documentação oficiais altamente considerados Com script em vez de compilado
Desvantagens:Não começa com o básico de programação (conhecido por abstrair muitos conceitos básicos importantes)
Popularidade:Tornando-se cada vez mais popular tanto na educação técnica quanto nos usos comerciais
Grau de uso:Habilidades de codificação amplamente utilizadas; popular tanto no ensino técnico quanto no uso comercial

3. Go

Go foi desenvolvido pelo Google em 2007 para APIs e aplicativos da web. Go tornou-se recentemente uma das linguagens de programação de mais rápido crescimento devido à sua simplicidade, bem como sua capacidade de lidar com sistemas multicore e em rede e bases de código massivas.

Também conhecido como Golang, foi criado para atender às necessidades de programadores que trabalham em grandes projetos. Ele ganhou popularidade entre muitas grandes empresas de TI graças à sua estrutura simples e moderna e familiaridade com a sintaxe. As empresas que usam Go como linguagem de programação incluem Google, Uber, Twitch, Dropbox, entre muitas outras. Go também está ganhando popularidade entre os cientistas de dados devido à sua agilidade e desempenho.

4. Java

Java é uma das linguagens de programação mais populares usadas atualmente.

De propriedade da Oracle Corporation, essa linguagem de programação de uso geral com sua estrutura orientada a objetos tornou-se um padrão para aplicativos que podem ser usados independentemente da plataforma (por exemplo, Mac, Windows, Android, iOS etc.) Recursos Executar em qualquer lugar (WORA). Como resultado, o Java é reconhecido por sua portabilidade entre plataformas, de data centers de mainframe a smartphones. Hoje existem mais de 3 bilhões de dispositivos executando aplicativos desenvolvidos com Java.

Java é amplamente utilizado no desenvolvimento da Web e de aplicativos, bem como em big data. Java também é usado no backend de vários sites populares, incluindo Google, Amazon, Twitter e YouTube. Também é amplamente utilizado em centenas de aplicações. Novos frameworks Java como Spring, Struts e Hibernate também são muito populares. Com milhões de desenvolvedores Java em todo o mundo, existem centenas de maneiras de aprender Java. Além disso, os programadores Java têm uma extensa comunidade online e apoiam uns aos outros para resolver problemas.

Java é uma linguagem mais complexa para aprender, mas desenvolvedores experientes com habilidades de codificação Java estão em alta demanda.

Nível:Intermediário
Habilidades necessárias:Resolução de problemas, conhecimento da estrutura orientada a objetos
Plataforma:Web, dispositivos móveis, computadores
Popularidade entre os programadores:Um dos mais populares do mundo; alta demanda
Benefícios:Considerado como um bom começo para aprender a pensar como um programador e ganhar habilidades de codificação Você poderá acessar/manipular as funções mais importantes do computador, como o sistema de arquivos, gráficos e som para qualquer programa bastante sofisticado e moderno que possa ser executado em qualquer sistema operacional.
Desvantagens:Muito vocabulário novo para aprender; uma linguagem de alto nível
Grau de uso:Amplamente utilizado; altamente aplicável

5. Kotlin

Kotlin é uma linguagem de programação de uso geral originalmente desenvolvida e revelada como Projeto Kotlin pela JetBrains em 2011. A primeira versão foi lançada oficialmente em 2016. É interoperável com Java e suporta linguagens de programação funcionais.

Kotlin é usado extensivamente para aplicativos Android, aplicativos da Web, aplicativos de desktop e desenvolvimento de aplicativos do lado do servidor. Kotlin foi construído para ser melhor que Java, e as pessoas que usam essa linguagem estão convencidas. A maioria dos aplicativos do Google são baseados em Kotlin. Algumas empresas que usam Kotlin como linguagem de programação incluem Coursera, Pinterest, PostMates, entre muitas outras.

Nível:Intermediário para avançado
Habilidades necessárias:Experiência anterior com linguagens de programação, especialmente Java
Plataforma:Web, Móvel, Desktop, Servidor
Popularidade entre os programadores:Cada vez mais popular; usado para aplicativos Android
Benefícios:Menos pesado de código do que Java e outras linguagens; Relativamente fácil de adotar Totalmente compatível com Java
Desvantagens:Velocidade de compilação flutuante; nenhuma palavra-chave estática em Kotlin
Grau de uso:Amplamente utilizado; altamente aplicável

6. PHP

PHP é uma linguagem de programação de código aberto criada em 1990. Muitos desenvolvedores da web acham essencial aprender PHP, pois essa linguagem é usada para construir mais de 80% dos sites na Internet, incluindo sites notáveis como Facebook e Yahoo.

Os programadores usam o PHP principalmente para escrever scripts do lado do servidor. Mas os desenvolvedores também podem usar essa linguagem para escrever scripts de linha de comando, e os programadores com habilidades de codificação PHP de alto nível também podem usá-la para desenvolver aplicativos de desktop.

O PHP é considerado uma linguagem relativamente fácil de aprender para desenvolvedores iniciantes. Os profissionais de PHP têm acesso a várias comunidades online dedicadas, facilitando a obtenção de suporte e respostas a perguntas.

Nível:Iniciante a intermediário
Habilidades necessárias:Simples se você tiver experiência em linguagens de programação, mas relativamente fácil de aprender para iniciantes
Plataforma:Multiplataforma (desktop, celular, web)
Popularidade entre os programadores:Usado por quase 80% de todos os sites ativos, por isso é muito popular entre os desenvolvedores da web
Benefícios:Código aberto Fácil de desenvolver e pode ser integrado com muitas ferramentas diferentes Custo-beneficio Flexível com conectividade de banco de dados
Desvantagens:Não muito seguro; não é adequado para grandes aplicações; tratamento de erros deficiente; não pode suportar um grande número de aplicativos
Grau de uso:Embora seja usado pela grande maioria dos sites, seu uso está diminuindo

7. C#

Desenvolvido pela Microsoft, o C# ficou famoso nos anos 2000 por suportar os conceitos de programação orientada a objetos. É uma das linguagens de programação mais utilizadas para o framework .NET. Anders Hejlsberg, o criador do C#, diz que a linguagem é mais parecida com C++ do que com Java.

O C# é mais adequado para aplicativos no Windows, Android e iOS, pois precisa da ajuda do produto de ambiente de desenvolvimento integrado, o Microsoft Visual C++. C# é usado no back-end de vários sites populares como Bing, Dell, Visual Studio e MarketWatch.

Nível:Intermediário
Habilidades necessárias:Uma compreensão básica de como escrever código
Plataforma:Multiplataforma, incluindo aplicativos de software móveis e corporativos
Popularidade entre os programadores:Relativamente popular, mas não tão popular quanto Java (seu rival mais próximo)
Benefícios:Velozes Simples de usar Orientado a Objeto Escalável e atualizável Interoperável com outros códigos Código aberto Extensa biblioteca
Desvantagens:Menos flexível, pois depende do framework .Net da Microsoft; GUI pobre da plataforma x
Grau de uso:Usado por aproximadamente um terço de todos os desenvolvedores de software, particularmente relevante para desenvolvedores da Microsoft

8. Swift

Há alguns anos, Swift ficou entre os 10 primeiros no ranking mensal do TIOBE Index de linguagens de programação populares. A Apple desenvolveu o Swift em 2014 para aplicativos Linux e Mac.

Uma linguagem de programação de código aberto que é fácil de aprender, o Swift suporta quase tudo, desde a linguagem de programação Objective-C. O Swift requer menos habilidades de codificação em comparação com outras linguagens de programação e pode ser usado com o IBM Swift Sandbox e o IBM Bluemix. Swift é usado em aplicativos iOS populares como WordPress, Mozilla Firefox, SoundCloud e até mesmo no jogo Flappy Bird.

Nível:Iniciante a intermediário
Habilidades necessárias:Disposição para gastar tempo lendo tutoriais (que estão amplamente disponíveis); não é necessária experiência prévia com linguagens de programação
Plataforma:Celular (aplicativos Apple iOS, especificamente)
Popularidade entre os programadores:Ganhando popularidade, especialmente entre os desenvolvedores de aplicativos Apple iOS
Benefícios:Relativamente fácil de aprender Sintaxe limpa Menos código Mais rápido do que linguagens de programação comparáveis Código aberto
Desvantagens:Ainda uma língua jovem; baixa interoperabilidade com ferramentas de terceiros; não tem suporte para versões anteriores do iOS
Grau de uso:Usado extensivamente para criar aplicativos iOS usados no iPhone, iPad e Apple Watch

9. R

R é uma linguagem de código aberto que é essencialmente uma versão diferente da linguagem S. Grande parte do código que os desenvolvedores escrevem para S roda em R sem modificação.

Os aplicativos criados em R são usados para processar estatísticas, incluindo modelagem linear e não linear, cálculo, teste, visualização e análise. Os aplicativos codificados usando R podem interagir com vários bancos de dados e processar dados estruturados e não estruturados.

O R tem uma curva de aprendizado moderada e não é tão fácil para iniciantes aprenderem quanto alguns outros idiomas neste artigo. No entanto, como outras linguagens de programação de código aberto, o R possui uma comunidade online ativa de desenvolvedores, o que é sempre uma vantagem ao aprender novas habilidades de codificação.

Nível:Intermediário
Habilidades necessárias:Mais fácil se você já conhece Javascript ou Python, mas é recomendado para pessoas com uma forte compreensão da matemática
Plataforma:Principalmente desktop
Popularidade entre os programadores:Não é tão popular quanto antes, principalmente devido à crescente popularidade da linguagem rival Python
Benefícios:Código aberto Ótimo suporte para gerenciamento de dados Grande variedade de pacotes disponíveis Multifuncional com Linux, Windows e Mac OS Ideal para aplicativos de aprendizado de máquina
Desvantagens:Os objetos são armazenados na memória física, o que pode sobrecarregar os recursos; carece de segurança básica; mais lento que Matlab ou Python
Grau de uso:Amplamente utilizado para análise

10. Rubi

Se você quer começar com uma linguagem que é conhecida por ser relativamente simples de aprender, considere Ruby. Desenvolvido na década de 1990, foi projetado para ter uma sintaxe mais amigável ao ser humano e ainda ser flexível do ponto de vista de sua arquitetura orientada a objetos que suporta notação de programação procedural e funcional. Um framework de aplicação web que é implementado em Ruby é Ruby on Rails (“RoR”). Os desenvolvedores de Ruby o elogiam por ser uma linguagem fácil de escrever e também pelo tempo de aprendizado relativamente curto necessário. Esses atributos levaram a uma grande comunidade de desenvolvedores Ruby e um interesse crescente na linguagem entre os desenvolvedores iniciantes.

Nível:Iniciante – Ruby e Ruby on Rails evoluíram para se tornar extremamente populares para desenvolvedores web.
Habilidades necessárias:Resolução de problemas, pensamento abstrato (capacidade de visualizar o que os usuários do aplicativo desejam ver)
Plataforma:Rede
Popularidade entre os programadores:Em ascensão
Benefícios:Flexível A sintaxe é considerada fácil de ler e escrever (sem “vocabulário” especializado para começar) Impõe um bom estilo de programação  
Grau de uso:Menos amplamente utilizado

Como começar?

Embora existam centenas de linguagens de programação, muito poucas chegam à pequena lista de linguagens que você deve conhecer. Os descritos acima lideram, em nossa opinião, como as melhores opções de treinamento para programadores. Se você deseja iniciar uma carreira como programador, fazer uma mudança lateral para outro campo ou avançar na carreira em seu trabalho atual, aprender uma dessas linguagens é um excelente lugar para começar sua transição. E como os cursos variam de Python para iniciantes a Java para experientes, você pode encontrar o ajuste certo para você.

Ah! E sempre se lembre: as documentações das linguagens são sem sombra de dúvidas os melhores e mais confiáveis lugares para iniciar seu aprendizado daquela linguagem.

Comentários