A Amazon Web Services é um ambiente flexível para gerenciar custos enquanto mantém excelente desempenho e tempo de atividade para seu aplicativo. Usando ferramentas prontamente disponíveis, você pode dimensionar corretamente seus serviços e otimizar seus gastos com TI.
Então, aqui estão seis dicas para ajudar a economizar dinheiro na AWS.
0 – Não use a Amazon Web Services.
Piada? Não mesmo! A verdade é que 90% das pessoas que já entraram em contato conosco pedindo auxílio para redução de custos com a AWS não precisava realmente estar usando a AWS.
1 – Encerrar quaisquer instâncias não utilizadas.
Primeiro, se você não estiver usando nenhuma instância da AWS, encerre-as o mais rápido possível. Acabe com o que você não precisa!
2 – Dimensione corretamente seus serviços da AWS.
Reserve um momento para analisar suas necessidades da AWS — monitore os recursos que você está usando. Certifique-se de estar usando servidores com CPU, memória, armazenamento e rede necessários. Se você está pagando por uma instância que fornece mais do que você precisa, reduza o tamanho! Aumente ou diminua a escala conforme as necessidades de sua empresa evoluem.
Tipos de instância EC2 »
Tipos de instância RDS »
Aulas de armazenamento da AWS »
3 – Experimente o AWS Trusted Advisor.
O AWS Trusted Advisor inclui um rico conjunto de verificações e recomendações de práticas recomendadas em cinco categorias:
- Otimização de custos
- Segurança
- Tolerância ao erro
- Atuação
- Limites de serviço
Conforme descrito anteriormente, você pode economizar dinheiro na AWS eliminando recursos não utilizados e ociosos ou assumindo compromissos com a capacidade reservada. Aproveite as recomendações fornecidas pelo Trusted Advisor regularmente para ajudar a manter suas soluções provisionadas de maneira ideal.
4 – Use instâncias spot.
A implantação de instâncias spot do Amazon EC2 permite acessar a capacidade de computação sobressalente do Amazon EC2. Em comparação com os preços sob demanda, você pode economizar até 90%.
Instâncias spot da AWS
5 – Considere o preço reservado.
Se você estiver em condições de pagar antecipadamente ou firmar um compromisso de pelo menos 1 ano, considere o preço reservado.
Com as instâncias reservadas, você pode economizar até 75% em relação à capacidade sob demanda equivalente. Quanto maior o pagamento à vista, maior o seu desconto. Além disso, há um mercado (com desconto) para reservas “usadas”.
Instâncias reservadas do EC2
Instâncias reservadas do RDS
Mercado de instâncias reservadas
6 – Use CloudWatch e AutoScaling
Por fim, o CloudWatch monitora seu uso. Com base no seu uso, você pode usar o AutoScale para se adaptar imediatamente às suas necessidades de negócios.
AWS CloudWatch
Em tempos financeiros instáveis, é sempre prudente revisar os itens de tecnologia que não são verificados regularmente. Um investimento pequeno de tempo pode ajudá-lo a otimizar seu orçamento de TI com a Amazon Web Services.
Muitas vezes, enquanto apaixonados por tecnologia, somos tomados pela vontade de estar sempre na crista da onda ou no “hype” da tecnologia, como dizem por aí. A AWS é sem sombra de dúvidas um dos maiores provedores de infraestrutura de tecnologia do mundo, mas poucos são os sistemas que precisam, já de início, começar a vida na AWS. Diversos outros provedores PaaS fornecem as mesmas tecnologias com custo inferior. Digital Ocean, Linode, Vultr e ainda o baratíssimo Contabo podem te ajudar a não ser mais um pagante da viagem do Jeff Bezos para o espaço. 🛫
Você pode aprender mais do que planejou originalmente, pois algumas dessas dicas revelam ainda mais!
Em caso de dúvidas ou se precisar de auxílio, entre em contato conosco! 😉
Comentários